terça-feira, 9 de outubro de 2012

INICIAÇÃO NA QUIMBANDA - INVOCANDO O EXU PESSOAL



Em uma sexta-feira, depois do por do sol, à noite, reúna os seguintes materiais: uma vela vermelha, uma velha negra, uma xícara de café forte, um copo de rum branco. coloque todas essas coisas no chão: são oferendas. 
Acenda as velas e bata no chão três vezes, como se estivesse batendo em uma porta. Diga ou chame: "Exu, Exu, Exu.... Levante-se e, mantendo uma postura ereta, apresente-se: diga simplesmente seu nome, a data e o local de seu nascimento.
Continue o ritual convidando seu Exu pessoal para trabalhar com você. Fale porquê deseja a colaboração dele e mostre que trouxe as oferendas para ele. peça que o Exu apareça em seus sonhos, que lhe ensine seus mistérios e reitere seu pedido de colaboração. Prometa que daquela noite em diante oferecerá as velas e as bebidas em todas as noites de sexta-feira. Peça-lhe que abra seus caminhos para que possa aprender a tradição da Quimbandaapropriadamente e, que se for necessário, que você seja guiado até uma casa ou terreiro, se você achar que isso é necessário ou se o Exu achar que é o certo para você.
Vire-se de costas para a oferenda e, sem olhar para trás, vá dormir. Deixe as velas queimando. Pela manhã, remova as oferendas e deposite os restos em uma encruzilhada próxima à sua casa. Seja fiel à promessa e não deixe de oferecer as velas e bebidas todas as sextas-feiras à noite. [DOS VENTOS, Mario. Na Gira do Exu: The Brazilian Cult of Quimbanda, Trad. Ligia Cabús.]


FONTE:  http://www.mortesubita.org/cultos-afros/rituais-afros/evocando-o-exu-pessoal/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.